Instituto Igarapé, soluções e parcerias para desafios globais

, , , ,

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente focado nas áreas de segurança pública, climática e digital e suas consequências para a democracia. Seu objetivo é propor soluções e parcerias para desafios globais por meio de pesquisas, novas tecnologias, comunicação e influência em políticas públicas. É uma das três organizações apoiadas pelo Confluentes em 2023, atuando nas causas de preservação do meio ambiente, segurança pública e fortalecimento da democracia e participação social.

O Igarapé trabalha com governos, setor privado e sociedade civil para desenhar soluções baseadas em dados, buscando servir como um canal que facilite a integração das agendas de segurança, clima e tecnologia e, ao mesmo tempo, possa atuar como uma ponte de diálogo entre os tomadores de decisão e a sociedade civil, e entre as esferas global e local.

Instituição sem fins lucrativos, independente e apartidária com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Igarapé tem uma atuação que transcende fronteiras locais, nacionais e regionais. Conta com colaboradores em cidades de todas as regiões do Brasil e no Canadá, Colômbia, Estados Unidos e Reino Unido, além de parcerias e projetos em mais de 20 países.

O Instituto Igarapé foi premiado como a melhor ONG de Direitos Humanos no ano de 2018 e melhor think tank em política social pela Prospect Magazine em 2019.

A cientista política Ilona Szabó, presidente e cofundadora do Igarapé, já participou, em 2021, de um encontro com os confluentes, onde ressaltou a importância da filantropia e da doação. “A solidariedade vem aumentando, mas precisamos estar muito mais atentos às nossas responsabilidades. Eu sei que todo mundo tem milhões de coisas, precisamos cuidar de nós mesmos, mas, podendo doar, podendo ajudar, faça, porque tem muita gente sem condições de suprir suas necessidades mais básicas. Só nos vejo saindo desta situação pela ação. Quem pode, tem que fazer.”

Todas as doações realizadas pelos confluentes nos próximos 12 meses serão inteiramente repassadas ao Instituto Igarapé e às duas outras organizações apoiadas no período, que, com isso, poderão ampliar o impacto de suas atividades e alavancar seus projetos. Ao longo do ano, os doadores vão interagir com a equipe do Igarapé numa constante troca de conhecimentos e experiências sobre a atuação junto a causas como preservação do meio ambiente, segurança pública e fortalecimento da democracia e participação social.

Para saber mais detalhes sobre o nosso trabalho e fazer parte do Confluentes, visite confluentes.org.br/seja-confluente.

Visite também o site do Instituto Igarapé, em www.igarape.org.br, e acompanhe as novidades da organização no Instagram: www.instagram.com/igarape_org.

Seja Confluente

Últimos posts