Vem aí o 3º Festival Confluentes: 19/10/2024

Evento gratuito reúne em São Paulo, no dia 19 de outubro, especialistas, acadêmicos, ativistas, jornalistas e lideranças diversas para discutir temas como justiça, polarização, inteligência artificial e o papel das cidades na agenda climática. Garanta já o seu ingresso clicando aqui!

 O Brasil saiu das eleições presidenciais de 2022 com o desafio de reencontrar um equilíbrio perdido. Precisa pacificar um país dividido entre diferentes visões de mundo e preferências ideológicas e, ao mesmo tempo, avançar em políticas públicas fundamentais.

Com uma sociedade polarizada e com espaços de diálogo reduzidos, é o momento de reforçar princípios essenciais da democracia: a busca por consensos, o respeito às diferenças e a deslegitimação dos extremismos que dificultam a construção coletiva de soluções para as agendas estratégicas do país. 

Neste contexto, surge a terceira edição do Festival Confluentes, que, realizado pelo Confluentes, iniciativa de mobilização de recursos de pessoas físicas voltada à filantropia estratégica, pretende contribuir diretamente para a reabertura desses espaços de diálogo e de participação na sociedade e na política. Sob o tema “Conversas para um Brasil plural e democrático”, o evento, que acontece no dia 19 de outubro de 2024, sábado, na sede do British Council (Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros), em São Paulo, vai reunir especialistas, acadêmicos, ativistas e lideranças diversas para uma tarde de debates sobre temas urgentes para o país e o mundo. 

As discussões vão girar em torno de temas desde a polarização política até o impacto da inteligência artificial e as questões climáticas, sempre em busca de construir pontes entre diferentes setores da sociedade. O objetivo central é promover um ambiente de troca de ideias, no qual a pluralidade de vozes seja ouvida e soluções possam ser traçadas para fortalecer a coesão social e as instituições democráticas.

A mesa de abertura trará à tona a reflexão sobre o progressismo, a esquerda e os desafios do diálogo em tempos de discursos identitários, com entrevista do convidado internacional Mathieu Lefevre, CEO e cofundador da More in Common, organização dedicada a combater a polarização, ao jornalista Guilherme Amado. A conversa vai abordar a questão dos direitos universais e o impacto do conceito de woke nas discussões políticas.

Outro ponto de destaque será a análise das identidades políticas clássicas e como elas se posicionam frente às novas agendas de políticas públicas, com a apresentação da cientista política e pesquisadora Camila Rocha em um mini TED. A justiça também será amplamente discutida em fala de Beto Vasconcelos, ex-secretário nacional de Justiça, sobre o funcionamento do sistema judiciário brasileiro. Na sequência, um painel com Conrado Hubner Mendes, professor de direito constitucional na USP, Eloísa Machado de Almeida, professora da FGV e advogada de direitos humanos, e Karen Luise Vilanova Batista de Souza, defensora pública e especialista em direitos humanos, vai juntar justiça, polarização e democracia em um caleidoscópio de visões. A mediação ficará a cargo da jornalista Aline Midlej.

Para pensar a inteligência artificial, o jornalista Pedro Doria estará à frente de um mini TED sobre a regulação e uso da IA e de uma entrevista com a antropóloga e pesquisadora Monique Lemos sobre as interseções entre inteligência artificial e raça. As apresentações vão explorar as fronteiras tecnológicas e seus impactos sociais, além de destacar os desafios regulatórios e a importância de uma governança coletiva em torno das novas tecnologias.

Por fim, as questões ambientais estarão no centro da mesa com as vereadoras eleitas Marina Bragante (Rede Sustentabilidade) e Ingrid Sateré Mawé (PSOL), integrantes da Bancada do Clima. Elas vão explicar sobre como as mudanças climáticas agravam as desigualdades sociais e por que a adaptação climática precisa começar nos municípios.

O 3º Festival Confluentes tem apoio da Piauí, da Pensata, da Open Society Foundation e da Trip. Os ingressos, gratuitos e limitados, estão disponíveis pela plataforma Sympla: III Festival Confluentes em São Paulo – Sympla

 3º Festival Confluentes – Conversas por um Brasil plural e democrático

Programação:

– 14h – Mesa de abertura
Tema: Progressismo, esquerda e linguagem – Ainda podemos falar em direitos universais?
Convidados: Guilherme Amado entrevista Mathieu Lefevre (internacional)
Discussão sobre a ideia de polarização a partir do conceito de woke. O painel abordará como o discurso identitário tem afastado a esquerda dos direitos universais e como o diálogo e a construção política têm sido bloqueados dentro do campo progressista.

– 14h45 – Mini TED
Tema: Como as identidades políticas clássicas se posicionam frente às principais agendas de políticas públicas? É possível criar ambientes de diálogo e construir pontes nos dias de hoje?
Convidada: Camila Rocha
Apresentação sobre o significado das identidades políticas clássicas (direita e esquerda) em um cenário de polarização, trazendo à tona o desafio de promover diálogo e pluralismo na construção de políticas públicas inclusivas.

– 15h – Mini TED
Tema: Como funciona a Justiça no Brasil?
Convidado: Beto Vasconcelos
Análise sobre o funcionamento do sistema judiciário brasileiro e suas complexidades, com destaque às suas interações com as dinâmicas políticas e sociais.

– 15h15 – Painel
Tema: Judiciário, polarização e democracia – Um caleidoscópio de visões?
Convidados: Conrado Hubner Mendes, Eloísa Machado de Almeida, Karen Luise Vilanova Batista de Souza. Mediação de Aline Midlej
Diferentes visões sobre o papel do judiciário na democracia contemporânea, discutindo as relações entre polarização política e o papel das instituições judiciais..

– 16h30 – Mini TED
Tema: Inteligência artificial: Treinar, regular e usar
Convidado: Pedro Doria
Sinopse: Apresentação sobre o impacto da inteligência artificial na sociedade, incluindo questões sobre quem controla esses sistemas, os riscos e os benefícios associados, e como regular a IA de maneira eficaz, com ênfase na criação de uma inteligência coletiva para enfrentar os desafios da regulação.

– 16h40 – Entrevista
Tema: Inteligência artificial e raça
Convidados: Monique Lemos em entrevista a Pedro Doria
Sinopse: Reflexão sobre as interseções entre inteligência artificial e questões raciais, com foco nos desafios que a tecnologia apresenta no campo da equidade e justiça social.

– 17h15 Painel
Tema: Do local ao global – O papel das cidades na agenda climática
Convidados: Marina Bragante e Ingrid Sateré Mawé, com mediação de Daniela Chiaretti
Sinopse: O painel discutirá o papel das cidades na resposta às crises climáticas, abordando como elas podem liderar iniciativas locais que reverberam em impactos globais e como as cidades podem se tornar centros de inovação climática e adaptação – com destaque para a integração de soluções que considerem as realidades de populações vulneráveis.

– 18h – Show de encerramento
Artista: Jadsa

– 18h30 – Coquetel

Saiba como foi o 2º Festival Confluentes, em 2023