O Brasil saiu das eleições presidenciais de 2022 com o desafio de reencontrar um equilíbrio perdido. Precisa pacificar um país dividido entre diferentes visões de mundo e preferências ideológicas e, ao mesmo tempo, avançar em políticas públicas fundamentais.
Com uma sociedade polarizada e com espaços de diálogo reduzidos, é o momento de reforçar princípios essenciais da democracia: o exercício das liberdades, a busca por consensos-chave, o respeito às diferenças e a deslegitimação dos extremismos que reduzem a construção coletiva de soluções para as agendas estratégicas do país.
Em sua terceira edição, o Festival Confluentes pretende contribuir para a reabertura dos espaços de diálogo e de participação na sociedade e na política. Para isso, reunirá especialistas, acadêmicos, ativistas e lideranças diversas ao longo de um dia de debates na cidade de São Paulo: 19 de outubro de 2024, sábado, na sede do British Council (rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros).
Será um momento para apresentar e debater temas urgentes como pluralismo político, extremismo, equidade e justiça, sempre no contexto das inovações tecnológicas e da agenda ambiental, oferecendo um espaço para a troca de ideias e a busca de caminhos que promovam a coesão social e o fortalecimento das instituições democráticas.
Garanta já a sua vaga: https://www.sympla.com.br/evento/iii-festival-confluentes/2597931
Nomes já confirmados:
Aline Midlej, jornalista
Camila Rocha, cientista política
Conrado Hübner Mendes, jurista e professor-doutor de direito constitucional da USP
Karen Luise Vilanova Batista de Souza, juíza
Pedro Doria, jornalista e escritor
Saiba como foi o 2º Festival Confluentes, em 2023
Como as mídias digitais afetam grupos minorizados? Algoritmos podem impulsionar políticas antirracistas e de equidade de gênero? De que forma a inovação tecnológica é capaz de promover a diversidade e o bem-estar social? Que líderes femininas e negras estão rompendo barreiras para construir novas formas de poder e resistência no ambiente digital?
Organizado pelo Confluentes, plataforma de doação criada para potencializar a filantropia individual no Brasil, o festival é um espaço de reflexão, discussão e colaboração onde especialistas, ativistas, líderes e público em geral se reúnem para discutir questões fundamentais para o país hoje.
O II Festival Confluentes terá como tema central a relação entre tecnologia e democracia, com foco nas implicações políticas, sociais e culturais – sempre no contexto de uma realidade dominada por algorítmos e big techs.
Programação
13h30: Abertura do Teatro
Momento 1: Tecnologia e as ameaças à democracia
Como lidar com os desafios trazidos pela disseminação de desinformação e fake news nas redes sociais e outros meios digitais, que podem representar uma ameaça à democracia e aos direitos civis?
Convidados: Max Fischer entrevistado por Malu Gaspar
Momento 2: O debate público em redes sociais e seu impacto na democracia
A radicalização das redes e os desafios de diálogo num ambiente de extremos. O termômetro do debate público nas redes sociais e o impacto disso para a democracia
Convidado: Pedro Doria
Momento 3: Mulheres no Poder
Usando a curadoria de fotos como base, faremos uma sessão de imagens comentadas, com tema mulheres no poder. A proposta é abrir a reflexão sobre , dinâmicas de poder, normas sociais e gênero. O que as imagens podem nos contar sobre igualdade e representatividade de gênero e raça?
Convidada: Winnie Bueno
Momento 4: Vozes da Equidade
Uma convidada compartilhará suas experiências e perspectivas, examinando como as tecnologias e a democracia se entrelaçam para moldar nossa sociedade. Sua voz nos guiará por uma jornada de reflexão sobre o uso das ferramentas digitais em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva.
Convidada: Thuanne Nascimento (Thux)
Momento 5: Tecnologia e a transparência das políticas públicas
Como a tecnologia pode ser usada para aumentar a transparência e accountability das políticas públicas e, consequentemente, fortalecer a democracia e a cidadania?
Democratização da tecnologia e o acesso à informação: Como garantir que a tecnologia seja acessível e inclusiva para todos, independentemente de sua condição socioeconômica, e que o acesso à informação não seja limitado por barreiras tecnológicas?
Convidados: Estela Aranha,Humberto Ribeiro, Gabriel Sampaio II com mediação de Mara Luquet
Momento 6: Análise e fechamento – Agoritmos, democracia e perspectivas de políticas públicas.
Considerando as discussões do dia, como pensar perspectivas de futuro? O que fazer com algoritmos, regulação e políticas públicas em direção a uma sociedade mais justa e transparente? O que esperar das plataformas e big techs?
Convidados: Ju Wallauer e Caio Prado
18:15h: Encerramento e Coquetel
Local: Auditório FGV
Data e Horário: 11/11 às 13:30h
O evento é gratuito, mediante inscrição prévia (sujeito a lotação): https://lnkd.in/d5748qb7
Apoiadores:
FGV | Open Society Foundations | MyNews | Pensata Comunicação | Revista Piauí