Quem
somos

Confluentes é uma plataforma criada para potencializar a filantropia individual no Brasil. Reunimos doadores individuais com ONGs qualificadas buscando gerar melhores resultados no combate às desigualdades sociais. Utilizamos estratégias, curadoria e gestão comprovadas, com o suporte de alguns dos maiores institutos e fundações filantrópicos do país.

Como
funciona

Você faz uma doação anual e sabe que o dinheiro vai chegar onde se faz mais necessário e para as causas mais estratégicas.

Nosso Conselho escolhe, anualmente, um conjunto de ONGs com comprovada capacidade de atuação e alto potencial de transformação para serem apoiadas. Só se qualificam ONGs que recebem ou já receberam recursos dos financiadores que formam o Conselho, formado por agentes de grandes instituições filantrópicas, com longa experiência.

Juntos,
podemos
mais.

Ao se tornar um doador do Confluentes você será convidados a participar de encontros mensais e bimestrais, grupos de leitura, experiências culturais, um evento aberto anual e atividades com a presença de lideranças públicas, da área social e das artes, pensadores e atores governamentais.

Nestes encontros compartilhamos conhecimentos, dados e melhores práticas no enfrentamento dos problemas sociais, além de fortalecer o networking do grupo entre si e com os agentes transformadores da sociedade. Nosso objetivo de longo prazo é preparar, conectar e dar autonomia para que a filantropia individual se estabeleça como força transformadora no país.

Contexto

Diversificar as fontes de recursos permite que mais temas sejam abordados.

Uma democracia forte exige uma sociedade civil ativa. E, para que organizações da sociedade civil possam atuar de forma eficaz, é necessário um fluxo contínuo de recursos para sustentar suas atividades.

No Brasil, há diversas estratégias consolidadas de captação de recursos para esse setor, sendo a principal delas as doações de fundações e institutos privados (empresariais ou familiares) e indivíduos de altíssimo patrimônio ou renda. Mas os recursos dessas fontes são limitados e, portanto, têm sido direcionados a um número limitado de problemas sociais.

Áreas como educação, assistência social e saúde têm sido prioritárias no investimento desses atores. Outros temas – tais como participação política, fortalecimento da democracia, sistema de justiça, segurança pública, desigualdade, apesar de estratégicos para a redução da injustiça social e das desigualdades em nosso país, têm atraído menos volume de recursos privados. As iniciativas voltadas para estes campos de intervenção têm sido apoiadas por um conjunto restrito de financiadores, na sua maioria internacionais.

A diversificação de fontes e a entrada de novos atores (pessoas físicas) no cenário da doação filantrópica pode alterar este cenário. Muitos indivíduos interessados em contribuir para transformações positivas na nossa sociedade, no entanto, não sabem como fazê-lo ou têm dificuldades para identificar iniciativas eficazes e idôneas onde investir seus recursos. E aí que entra o Confluentes.

Nossa equipe

Apoio

Realização

Instituto Betty e Jacob Lafer

O Instituto Betty e Jacob Lafer é uma organização familiar que atua financiando projetos de organizações da sociedade civil em duas áreas: aprimoramento e inovação da gestão e de políticas públicas; e redução de desigualdades no sistema de justiça. A premissa de transformação social do Instituto, fundado em 2011, é a de que, para aprofundar a democracia, a participação social e o engajamento civil e político, assim como ampliar o acesso aos serviços públicos e melhorar sua qualidade, é preciso haver uma sociedade civil forte, financiada com recursos privados independentes.