Fundo Agbara

Nascido em 2020, é o primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil. Sua missão é promover acesso a direitos econômicos por meio da potencialização de iniciativas criadas por mulheres negras, viabilizando a independência financeira e emocional dessas mulheres – proporcionando, com isso, geração de renda, inclusão produtiva, emancipação socioemocional e desenvolvimento comunitário.

A premissa central é a elaboração de ações contínuas e cotidianas de combate efetivo do racismo institucional e estrutural. A organização acredita que fomentar iniciativas de mulheres negras é importante não apenas para combater o racismo sistêmico, mas também para revigorar a autoestima dessas mulheres e ajudá-las a obter independência financeira para que consigam, por exemplo, se libertar de relações abusivas e ciclos de violência em suas vidas íntimas, além de incentivar seus sonhos.

A cada ano, o Fundo Agbara realiza quatros programas que beneficiam centenas de mulheres. São jornadas formativas com capacitações técnicas e políticas cidadãs, incluindo mentorias e aporte financeiro. A atuação do fundo se dá por meio da elaboração, da execução e da oferta de editais que contemplem mulheres negras de todo o Brasil com aportes financeiros, capacitações técnicas e políticas cidadãs, realizando também a mensuração e a avaliação dos impactos sociais gerados pelos programas.