O Brasil saiu das eleições presidenciais de 2022 com o desafio de reencontrar um equilíbrio perdido. Precisa pacificar um país dividido entre diferentes visões de mundo e preferências ideológicas e, ao mesmo tempo, avançar em políticas públicas fundamentais.
Com uma sociedade polarizada e com espaços de diálogo reduzidos, é o momento de reforçar princípios essenciais da democracia: o exercício das liberdades, a busca por consensos-chave, o respeito às diferenças e a deslegitimação dos extremismos que reduzem a construção coletiva de soluções para as agendas estratégicas do país.
Em sua terceira edição, o Festival Confluentes pretende contribuir para a reabertura dos espaços de diálogo e de participação na sociedade e na política. Para isso, reunirá especialistas, acadêmicos, ativistas e lideranças diversas ao longo de um dia de debates na cidade de São Paulo: 19 de outubro de 2024, sábado, na sede do British Council (rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros).
Será um momento para apresentar e debater temas urgentes como pluralismo político, extremismo, equidade e justiça, sempre no contexto das inovações tecnológicas e da agenda ambiental, oferecendo um espaço para a troca de ideias e a busca de caminhos que promovam a coesão social e o fortalecimento das instituições democráticas.
Garanta já a sua vaga: https://www.sympla.com.br/evento/iii-festival-confluentes/2597931
Nomes já confirmados:
Aline Midlej, jornalista
Camila Rocha, cientista política
Conrado Hübner Mendes, jurista e professor-doutor de direito constitucional da USP
Karen Luise Vilanova Batista de Souza, juíza
Pedro Doria, jornalista e escritor