Qual a diferença entre filantropia e responsabilidade social?

,

A filantropia e a responsabilidade social são duas abordagens distintas adotadas por indivíduos e empresas para fazer a diferença em suas comunidades, países e no mundo como um todo.

Por um lado, a filantropia pode ser vista como uma forma de responsabilidade social, já que as doações feitas por empresas e indivíduos podem ajudar a suprir necessidades sociais e contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Mas, ainda que os dois conceitos sejam complementares, há algumas diferenças entre eles.

Neste texto, vamos explorar como a filantropia e a responsabilidade social se diferenciam e se conectam.

 

Filantropia

A palavra filantropia tem origem nas palavras gregas φίλος (amor) e άνθρωπος (homem) – ou seja, significa “amor à humanidade”. Essa costuma ser também a principal definição nos principais dicionários de Língua Portuguesa, que complementam o verbete com uma segunda acepção: “desprendimento, generosidade para com outrem, caridade”.

Na acepção contemporânea, filantropia é uma maneira de doar dinheiro, tempo ou recursos a causas importantes para o desenvolvimento humano, social e político da sociedade. As doações podem ser direcionadas para uma ampla gama de setores, desde a saúde e educação até a proteção ambiental e os direitos humanos. 

Filantropia seria, portanto, uma espécie de vínculo natural entre os seres humanos: ajudar o outro visando a uma sociedade mais igualitária e, portanto, completa e desenvolvida.

Como explica Inês Mindlin Lafer, idealizadora e gestora do Confluentes, podemos dividir a filantropia em duas grandes frentes que se somam e se complementam. “Enquanto uma delas é voltada para a assistência, para as necessidades imediatas e as ações emergenciais, a outra é voltada para a garantia de direitos difusos e coletivos”, diz.

Esse segundo tipo é o que chamamos de filantropia estratégica, que busca transformações positivas na nossa sociedade. Ou seja, é quando doamos não apenas para botar comida no prato de quem tem fome e agasalhar quem sente frio, mas fazer com que mais pessoas possam ter comida no prato e agasalhos no futuro próximo.

 

Seja Confluente

Responsabilidade social

A responsabilidade social é uma abordagem que tem como objetivo proporcionar um impacto positivo na sociedade por meio das operações comerciais e atividades de negócios de uma empresa. Em outras palavras, é a ideia de que as empresas têm deveres e compromissos não apenas com seus proprietários, acionistas e clientes, mas também com a sociedade como um todo.

Nesse sentido, a responsabilidade social pode ser entendida como o conjunto de práticas e ações adotadas por empresas para promover o bem-estar social, reduzir impactos negativos na sociedade e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

As ações de responsabilidade social podem incluir iniciativas para a promoção da diversidade e inclusão, apoio a projetos educacionais, ações de preservação ambiental, adoção de práticas de trabalho justo e equitativo, entre outras. 

O conceito de responsabilidade social ganhou maior destaque, principalmente nos Estados Unidos, a partir da década de 1950. Nesse período, diversas empresas começaram a ser acusadas de explorar seus funcionários e de não se preocupar com as questões sociais e ambientais, o que levou à criação de movimentos sociais e à pressão para que as empresas adotassem práticas mais responsáveis.

Hoje essas práticas são cada vez mais valorizadas pelos consumidores e investidores, que, em todo o mundo, vêm buscando consumir produtos e serviços oferecidos por empresas que tenham uma postura responsável e sustentável em relação ao meio ambiente e à sociedade.

Vale ressaltar que a responsabilidade social não se limita apenas às grandes corporações, podendo também ser aplicada a empresas de pequeno e médio porte, bem como a indivíduos e organizações sem fins lucrativos. No mundo contemporâneo, cada vez mais empresas de todos os tamanhos e setores estão adotando a responsabilidade social como uma parte essencial de sua estratégia de negócios.

 

Como a filantropia e a responsabilidade social se relacionam?

Como abordamos no início deste texto, podemos dizer que a filantropia é um tipo de responsabilidade social – ou, mais especificamente, um investimento social, pois tem como função trazer benefícios de longo prazo para a sociedade.

A filantropia e a responsabilidade social podem, assim, se complementar e se relacionar de diversas maneiras, dependendo da estratégia abordada por cada empresa ou indivíduo. 

O mais importante é que essas abordagens sejam adotadas não apenas como uma forma de obter benefícios financeiros ou melhorar a imagem da empresa, mas a partir de um compromisso genuíno com o aprimoramento das condições sociais e ambientais do mundo em que vivemos.

 

Seja confluente e pratique a filantropia

Confluentes é uma plataforma criada para potencializar a filantropia estratégica no Brasil a partir de doações individuais. Todos podem contribuir para mudanças mais sistêmicas, que atendam ao conjunto da população mais vulnerável, a partir de doações acessíveis – mas que fazem a diferença. 

O valor integral das doações feitas para o Confluentes é direcionado a ONGs reconhecidas e com amplo poder de impacto, enquanto a estrutura do projeto é mantida por organizações que defendem causas estratégicas.

Entre em contato com a gente para saber mais sobre o Confluentes e conhecer todos os nossos benefícios. Seja confluente você também! Colabore com a filantropia estratégica e com o futuro do Brasil.

Seja Confluente

Últimos posts