Comunidade LGBTQIA+: Como apoiar a luta por direitos

, , ,

O que é o movimento LGBTQIA+

O movimento LGBTQIA+ busca a defesa dos direitos e da igualdade de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e outras identidades de gênero e orientações sexuais não heteronormativas. 

Esse movimento social surgiu como uma resposta à opressão e à discriminação históricas que essas pessoas sofrem, em diversas partes do mundo, por conta da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

No Brasil, a luta por direitos da comunidade LGBTQIA+ é uma pauta importante, uma vez que esse grupo ainda sofre com a violência, o preconceito e a discriminação. O Brasil é o país com o maior número de assassinatos de pessoas LGBTQIA+ no mundo, segundo dados do Grupo Gay da Bahia

A violência e o preconceito contra essa comunidade também se manifestam em outras formas de exclusão, como a dificuldade de acesso a serviços públicos de qualidade, a limitação de direitos civis e a falta de representatividade política e social.

Por isso, é fundamental que se apoie a luta por direitos da comunidade LGBTQIA+, de forma a combater o preconceito e garantir a igualdade de todos perante a lei e a sociedade.

 

Seja Confluente

O que significa a sigla LGBTQIA+

A sigla LGBTQIA+ é utilizada para representar um conjunto de identidades de gênero e orientações sexuais que historicamente foram marginalizadas pela sociedade. Essa sigla pode ser dividida em diversas variações, que incluem algumas ou todas as letras que a compõem.

A sigla mais antiga é LGBT, que representa Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros. Essa sigla tem sido usada desde a década de 1990 e é amplamente reconhecida.

No entanto, ao longo dos anos, essa sigla tem sido expandida e modificada para incluir outras identidades de gênero e orientações sexuais. Algumas das variações mais comuns incluem:

LGBTQIA+ 

Essa sigla inclui Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais e Assexuais, com o sinal de “mais” representa outras identidades de gênero e orientações sexuais que não estão incluídas nas letras.

LGBTQQIAAP

Essa sigla inclui Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Assexuais e Pansexuais, buscando representar uma gama mais ampla de identidades de gênero e orientações sexuais, incluindo aquelas que historicamente foram esquecidas pelo movimento LGBT.

LGBTQQICAPF2K+

Essa sigla é ainda mais ampla e inclui Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers, Questionando, Intersexuais, Curiosos, Assexuais, Panssexuais/Polissexuais, Familiares/Aliados, 2-Spirit, Kinks e outras identidades de gênero e orientações sexuais.

É importante lembrar que a sigla é um conjunto de letras que busca representar a diversidade das identidades de gênero e orientações sexuais, mas que essa diversidade vai além das letras da sigla. Cada pessoa é única e tem sua própria identidade de gênero e orientação sexual, e todas devem ser respeitadas e valorizadas.

A seguir, definimos brevemente cada uma das identidades de gênero mencionadas:

Lésbicas

Mulheres que sentem atração romântica, afetiva e/ou sexual por outras mulheres.

Gays

Homens que sentem atração romântica, afetiva e/ou sexual por outros homens.

Bissexuais

Pessoas que sentem atração romântica, afetiva e/ou sexual por pessoas de mais de um gênero.

Transgêneros

Pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascer e que se reconhecem como sendo de outro gênero.

Queer

Pessoas que se identificam fora das normas de gênero e orientação sexual tradicionais e que podem adotar diversas identidades de gênero e/ou orientações sexuais.

Questionando

Pessoas que estão em processo de questionamento e descoberta de sua identidade de gênero e/ou orientação sexual.

Intersexuais

Pessoas que nascem com variações biológicas em seus corpos que não se encaixam nas definições binárias de sexo masculino ou feminino.

Assexuais

Pessoas que não sentem atração sexual por nenhuma pessoa.

Pansexuais/Polisexuais 

Pessoas que sentem atração romântica, afetiva e/ou sexual por pessoas de qualquer gênero ou identidade de gênero.

Curiosos 

Pessoas que sentem curiosidade sobre sua identidade de gênero e/ou orientação sexual.

Familiares/Aliados

Pessoas que não necessariamente são LGBT, mas que apoiam o movimento e participam da luta por direitos.

2-Spirt

Termo utilizado pelas culturas indígenas norte-americanas para se referir a pessoas que possuem características tanto masculinas quanto femininas e que são consideradas sagradas e valorizadas.

Kinks

Identidade sexual que se refere a pessoas que têm uma preferência por práticas sexuais que são consideradas “não convencionais” ou “fora do padrão”.

 

Por que o movimento LGBTQIA+ é importante

O movimento LGBTQIA+ é fundamental para a democracia porque tem como objetivo garantir os direitos e a igualdade de tratamento para todas as pessoas, independentemente da sua identidade de gênero e/ou orientação sexual. 

Além disso, busca aumentar a representatividade e a visibilidade da comunidade em diferentes esferas da sociedade, incluindo na mídia, na política e na cultura em geral. Isso ajuda a combater estereótipos negativos e a promover uma imagem mais positiva e inclusiva da comunidade LGBTQIA+.

E o movimento LGBTQIA+ também é importante porque ajuda a promover a diversidade e o respeito pela diferença, valores que são fundamentais para uma sociedade justa e equitativa. Ao reconhecer e respeitar a diversidade de identidades de gênero e orientações sexuais, contribui para a construção de um mundo mais inclusivo, tolerante e respeitoso para todas as pessoas.

 

Como ser um aliado da comunidade LGBTQIA+

Ser um aliado da comunidade LGBTQIA+ é uma forma importante de apoiar a luta por direitos e garantir que todas as pessoas sejam tratadas com respeito e dignidade, independentemente da sua identidade de gênero e/ou orientação sexual. 

Aqui estão algumas sugestões de comportamentos que podem ser encorajados:

Escute e aprenda

Esteja aberto a ouvir as experiências e perspectivas da comunidade LGBTQIA+, sem julgamento ou preconceito. Você pode aprender muito sobre a luta por direitos e as demandas do movimento LGBTQIA+ ao ouvir as histórias de pessoas que vivem essas realidades.

Respeite a diversidade

Reconheça que a comunidade LGBTQIA+ é diversa e que não existe uma única maneira correta de ser LGBTQIA+. Evite fazer suposições ou generalizações e respeite as identidades individuais de cada pessoa.

Atente-se para a linguagem

Use, sempre que possível, as linguagens inclusivas e neutra.

Denuncie o preconceito

Não fique em silêncio diante de comentários ou comportamentos preconceituosos ou discriminatórios contra a comunidade LGBTQIA+. Ao denunciar esses comportamentos, você pode ajudar a promover a tolerância e o respeito pela diversidade.

Esteja disposto a educar a si mesmo

Busque aprender mais sobre as questões relacionadas à comunidade LGBTQIA+, seja lendo livros, assistindo a documentários ou participando de eventos educativos. Isso pode ajudá-lo a entender melhor as demandas e desafios enfrentados pela comunidade.

Reconheça seus privilégios

Se você é uma pessoa cisgênero e/ou heterossexual, reconheça que tem privilégios que muitas vezes não são acessíveis à comunidade LGBTQIA+. Esteja disposto a usar esse privilégio para apoiar a luta por direitos e promover a igualdade para todas as pessoas.

Seguindo essas sugestões, você pode se tornar um aliado efetivo da comunidade LGBTQIA+ e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

 

Como contribuir com a comunidade LGBTQIA+

Participar de protestos e manifestações em prol dos direitos LGBTQIA+. Essa é uma forma importante de mostrar apoio e chamar a atenção para as demandas do movimento.

Ser um aliado ativo da comunidade, educando-se sobre questões de gênero e sexualidade e falando abertamente sobre o assunto com amigos e familiares.

Apoiar artistas, escritores e outras pessoas LGBTQIA+ divulgando seus trabalhos e comprando seus produtos.

Realizar doações para organizações e projetos que apoiam a causa LGBTQIA+. Existem diversas ONGs e grupos de ativistas que trabalham para garantir os direitos da comunidade e ajudar pessoas LGBTQIA+ em situações de vulnerabilidade. Essa é uma das causas apoiadas pelo Confluentes, que funciona como um mediador entre as pessoas físicas e as ONGs. 

Nosso conselho escolhe, anualmente, um conjunto de ONGs com comprovada capacidade de atuação e alto potencial de transformação para serem apoiadas. Só se qualificam ONGs que recebem ou já receberam recursos dos financiadores que formam nosso conselho, composto por agentes de grandes instituições filantrópicas, com longa experiência. Saiba mais e seja confluente!

Seja Confluente

Últimos posts