Fundo Agbara, o primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil

, , , ,

O Fundo Agbara é uma das três organizações apoiadas pelo Confluentes em 2023, atuando nas causas de equidade racial e fortalecimento dos direitos das mulheres.

Nascido em 2020, é o primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil. Sua missão é promover acesso a direitos econômicos por meio da potencialização de iniciativas criadas por mulheres negras, viabilizando a independência financeira e emocional dessas mulheres – proporcionando, com isso, geração de renda, inclusão produtiva, emancipação socioemocional e desenvolvimento comunitário. 

A premissa central é a elaboração de ações contínuas e cotidianas de combate efetivo do racismo institucional e estrutural. A organização acredita que fomentar iniciativas de mulheres negras é importante não apenas para combater o racismo sistêmico, mas também para revigorar a autoestima dessas mulheres e ajudá-las a obter independência financeira para que consigam, por exemplo, se libertar de relações abusivas e ciclos de violência em suas vidas íntimas, além de incentivar seus sonhos.

A atuação do fundo se dá por meio da elaboração, da execução e da oferta de editais que contemplem mulheres negras de todo o Brasil com aportes financeiros, capacitações técnicas e políticas cidadãs, realizando também a mensuração e a avaliação dos impactos sociais gerados pelos programas.

A cada ano, o Fundo Agbara realiza quatros programas que beneficiam centenas de mulheres. São jornadas formativas com capacitações técnicas e políticas cidadãs, incluindo mentorias e aporte financeiro. Os programas são abertos a mulheres negras (pardas ou pretas, cisgêneras ou transgêneras) com idades a partir de 18 anos e residentes no Brasil que possuam uma iniciativa de geração de renda com no mínimo um ano de existência.

Todas as doações realizadas pelos confluentes nos próximos 12 meses serão inteiramente repassadas ao Fundo Agbara e às duas outras organizações apoiadas no período, que, com isso, poderão ampliar o impacto de suas atividades e alavancar seus projetos. Ao longo do ano, os doadores vão interagir com a equipe do Fundo Agbara numa constante troca de conhecimentos e experiências sobre a questão da equidade racial e fortalecimento dos direitos das mulheres.

Para saber mais detalhes sobre o nosso trabalho e fazer parte do Confluentes, visite confluentes.org.br/seja-confluente.

Visite também o site do Agbara, em www.fundoagbara.org.br, e acompanhe as novidades da organização no Instagram: www.instagram.com/fundoagbara.

Seja Confluente

Últimos posts