6 séries que denunciam a violência contra mulheres

, , ,

A violência contra mulheres, que tem origem na desigualdade de gênero, ainda é um dos mais graves problemas sociais em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada três mulheres é submetida à violência física ou sexual por parte de seu parceiro ou violência sexual por parte de um não parceiro.

Mas essa violência também pode se manifestar de outras formas: moral, quando envolve calúnia, difamação ou injúria; psicológica, causando dano emocional ou buscando controlar as ações da mulher; ou mesmo patrimonial, quando envolve a retenção de bens ou recursos. 

Recentemente, no reality show Big Brother Brasil 23, o apresentador Tadeu Schmidt precisou interferir na relação entre os participantes Gabriel e Bruna após atitudes claramente abusivas por parte do rapaz. “Estou aqui para fazer um alerta antes que seja tarde”, disse Schmidt.

A busca pelo fortalecimento dos direitos das mulheres é uma causa estratégica e fundamental para a democracia. Selecionamos seis séries, disponíveis em plataformas de streaming, que abordam e denunciam a violência contra as mulheres de diferentes maneiras.

 

Audrie & Daisy (2016)

Documentário que relata a história de duas jovens norte-americanas que sofreram abuso sexual e foram expostas na internet. Uma denúncia contundente contra a cultura do estupro. Disponível na Netflix.

 

Seja Confluente

Bom dia, Verônica (2020)

Dirigida por José Henrique Fonseca, conta a história de Verônica, vivida por Tainá Müller, escrivã da delegacia de homicídios de São Paulo, que passa a se dedicar a casos de mulheres vítimas de violência. A série brasileira, baseada no romance de Ilana Casoy e Raphael Montes, já teve duas temporadas. Disponível na Netflix.

 

Coisa mais linda (2019)

Ambientada no Brasil durante o fim dos anos 1950 e início dos 60, época tida por muitos como os “Anos Dourados”, a série enfatiza a desigualdade e o preconceito de gênero em nossa sociedade, além da banalização do feminicídio – e mostra que, em mais de meio século, muita coisa permanece igual. Disponível na Netflix.

 

O conto da aia (2017)

Baseado no romance de Margaret Atwood, a série é ambientada em um futuro distópico governado por uma teocracia totalitária. Após uma grave queda nas taxas globais de natalidade, as mulheres foram divididas em castas. As poucas que se mantêm férteis são obrigadas a gerar filhos para a elite, enquanto as que não conseguem engravidar devem executar trabalhos domésticos. Uma reflexão sobre o patriarcalismo em nossa sociedade. Disponível na Globoplay.

 

Inacreditável (2019)

Baseada num artigo jornalístico vencedor do Prêmio Pultizer, tem como ponto de partida a história real de uma adolescente vítima de estupro que, ao relatar seu caso à polícia, é acusada de ter feito uma denúncia falsa. Anos depois, duas policiais, investigando crimes semelhantes, tentam provar que a jovem estava falando a verdade. A série mostra como mulheres que sofrem violência sexual costumam encontrar pela frente mais desconfiança do que apoio e empatia. Disponível na Netflix.

 

Maid (2021)

Minissérie que conta a história de uma jovem mãe que, após deixar para trás um relacionamento abusivo e violento, percebe estar sozinha no mundo com a filha pequena. Sem trabalho, acaba buscando um serviço de assistência social voltado a mulheres vítimas de violência e encontra emprego como faxineira. Baseado em história real. Disponível na Netflix.

Seja Confluente

Últimos posts