Redes Cordiais: Por uma internet mais saudável e comprometida com a verdade

, , ,

Redes Cordiais será uma das três organizações apoiadas em 2022                

Terceira organização apoiada pelo Confluentes neste ano de 2022 é o Redes Cordiais, que nasceu em 2018 com a missão de construir uma internet mais saudável e confiável, que possa ser utilizada para a promoção da liberdade de expressão por meio de um debate qualificado e comprometido com a verdade.

Com uma abordagem multidisciplinar, o Redes Cordiais difunde a educação midiática ancorada em três pilares: o combate à desinformação, a comunicação não violenta e a qualificação do diálogo. Seus projetos estão focados em apoiar influenciadores, lideranças, comunicadores e diferentes vozes da sociedade para que todos possam estar aptos a potencializar os benefícios e minimizar os danos que as redes sociais podem trazer.

Com isso, a organização aposta na educação midiática e na tolerância ao treinar influenciadores digitais, lideranças, comunicadores e formadores de opinião para lidar com o barulho provocado pela desordem da informação nas redes. O objetivo é que todos estejam aptos a potencializar os benefícios e minimizar os danos que as redes sociais podem trazer, combatendo, dessa forma, as fake news e os discursos de ódio na internet. A metodologia utilizada nos workshops foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e o especialista em comunicação não violenta Dominic Barter.

À frente da organização está a cofundadora Clara Becker, especializada no combate à desinformação e  formada em comunicação social pela PUC-RJ e em letras pela UFRJ. “Buscamos engajar os participantes de nossos workshops na luta contra a desinformação e na construção de um ambiente digital mais saudável. Isso permite aos participantes não apenas aprenderem a identificar fake news e o discurso de ódio nas redes, mas exercer seu papel para a construção de um debate público saudável, democrático e não violento no Brasil”, explica.

Não há temas difíceis, proibidos ou narrativas prontas para o Redes Cordiais. A proposta é sempre buscar diferentes perspectivas e múltiplas vozes para ajudar a dar contexto às informações, ampliando o diálogo e fortalecendo a confiança nas instituições. Já foram realizados workshops dedicados a influenciadores infantojuvenis e encontros focados na Amazônia e na questão do ódio digital. O Redes Cordiais já produziu também o manual Boas práticas de combate ao assédio virtual contra jornalistas para redações e, em parceria com o ITS, um protocolo de apoio a profissionais da imprensa vítimas de assédio virtual.

O tema “Democracia/ Aprimoramento de políticas públicas/ eleições/ participação cívica”, causas defendidas pelo Redes Cordiais, foi um dos três escolhidos para direcionar a escolha das organizações apoiadas pelo Confluentes em 2022. Todas as doações realizadas serão inteiramente repassadas às três organizações para que possam ampliar o impacto de suas atividades e alavancar seus projetos. Ao longo do ano, os confluentes vão interagir com suas equipes numa constante troca de conhecimentos e experiências sobre as causas a que se dedicam.

Para saber mais detalhes sobre o nosso trabalho e fazer parte do Confluentes, visite  doe.confluentes.org.br.

Visite também o site do Redes Cordiais, em www.redescordiais.com.br, e acompanhe as novidades da organização no Instagram: www.instagram.com/redescordiais.

Seja Confluente

Últimos posts