Um encontro com Christian Lynch

,

Cientista político conversou com nossos doadores                                                                       

O cientista político Christian Lynch se juntou aos confluentes para uma conversa em que analisou o governo Bolsonaro e o que considera o populismo reacionário no poder. Estudioso dos diferentes espectros políticos e ideológicos no Brasil (muito além da divisão direita-centro-esquerda), ele ajuda a mapear as ideologias contemporâneas, os atores políticos, a estratégia do populismo e as ameaças ao regime democrático.

No encontro, que aconteceu no dia 29 de setembro, via Zoom, o cientista político falou sobre os ciclos de estabilidade e crise na democracia brasileira até chegamos ao governo de um presidente controlado pelos filhos. Ele comparou o governo Bolsonaro a um um programa de auditório. “Jair é o apresentador, Carlos é o roteirista, Flávio é o produtor. E a administração é alugada – para o centrão, para os militares, para quem topar”, comparou.

Ele ressaltou ainda o caráter improvisado do governo. “O único plano de Bolsonaro é viver às custas da política, com cada vez mais poder e mais impunidade”, disse.

No entanto, Lynch não vê cenário para que um golpe se concretize. “Não acho que haverá golpe. Temos 30 anos de democracia e institucionalidade no Brasil. Isso não passa em branco”, afirmou. Para ele, o golpismo de Bolsonaro é uma forma de mostrar poder e de negociar com adversários. “Seu governo tem um modelo de negócios: viver de explorar o ódio à democracia vivendo às custas da democracia”, completou.

Doutor em ciência política e historiador do direito, Christian Lynch é professor do programa de pós-graduação em ciência política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), presidente do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD) e editor da revista Insight Inteligência. Foi pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e pesquisador visitante da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e da Universidade de Lisboa. É autor dos os livros Da monarquia à oligarquia: História Institucional e Pensamento Político Brasileiro (1822-1930) e Monarquia sem Despotismo e Liberdade sem Anarquia: o Pensamento Político do Marquês de Caravelas.

Trechos do bate-papo estão disponíveis em nosso canal do YouTube.

Para participar dos próximos encontros exclusivos com lideranças, especialistas e artistas, torne-se confluente. O próximo, no dia 25 de outubro, será com o deputado federal Marcelo Freixo. Viste www.confluentes.org.br/faca-parte.

Seja Confluente

Últimos posts