Uma visita virtual à Agência Pública

,

Uma conversa sobre o trabalho da organização apoiada pelo Confluentes                

Fizemos uma visita virtual à Agência Pública, organização apoiada pelo Confluentes, levando todos os nossos doadores a conhecer de perto o trabalho dessa agência de jornalismo investigativo fundada por mulheres e dedicada à defesa da democracia. A cofundadora Natalia Viana, a coordenadora de comunicação Marina Dias e o editor Thiago Domenici detalharam a atuação da pública e os bastidores de suas reportagens, respondendo a perguntas dos confluentes.

Tendo a apuração rigorosa dos fatos e a defesa intransigente dos direitos humanos com princípios básicos, a agência revela as injustiças que marcam o país – do campo às favelas, de Brasília à Amazônia. Em 2020, teve mais de 4 mil republicações de suas reportagens – em veículos como Folha de S. Paulo, UOL, El País, além de contar com uma rede de 20 republicadores na América Latina e na Espanha. Cada reportagem da Pública foi reproduzida por, em média, outros 18 sites. A organização atingiu a marca de 50 prêmios recebidos em 9 anos de atuação, incluindo, este ano, o Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com a reportagem “O FBI e a Lava Jato”, e a menção honrosa especial do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde para trabalhos sobre a covid-19.

Além disso, seu conteúdo vem crescendo como referência internacional: mais de 100 veículos estrangeiros mencionaram o trabalho da Agência Pública em 2020. Entre eles estão The New York Times, Washington Post, Huffington Post, The Guardian e Infobae. E, em parceria com outras iniciativas de jornalismo independente, lançou o Canal Reload, com notícias voltadas ao público jovem.

Assista a alguns trechos do encontro:

Para fazer parte, torne-se confluente. Acesse www.confluentes.org.br/faca-parte.

Seja Confluente

Últimos posts