A cada ano o conselho do Confluentes escolhe organizações comprometidas com as causas que nossos doadores consideram as mais urgentes para o Brasil – e uma das apontadas para 2024 foi a preservação do meio ambiente. Esse é o trabalho do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). Com foco de atuação no Cerrado, bioma brasileiro em que o desmatamento mais tem crescido nos últimos anos, suas iniciativas geram impacto na conservação do meio ambiente como um todo.
O ISPN é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos que, desde 1990, atua no fortalecimento de meios de vida sustentáveis com foco no protagonismo comunitário. Acredita que promover a conservação da natureza e enfrentar as desigualdades sociais passa pelo apoio a povos e comunidades tradicionais, bem como a agricultores familiares, no desenvolvimento de atividades sustentáveis em paisagens produtivas. Sua missão é contribuir para viabilizar a equidade social e o equilíbrio ambiental, com o fortalecimento de meios de vida sustentáveis e estratégias de adaptação às mudanças do clima.
A trajetória da organização começa em 1990, durante um período em que o debate socioambiental ganhava força globalmente. Um grupo de pesquisadores interessados em demografia e meio ambiente fundou o ISPN com o objetivo de qualificar suas pesquisas, documentar trajetórias e influenciar a agenda ambiental em sintonia com os debates sociais. Em 1994, o ISPN foi selecionado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) para coordenar no Brasil um programa presente em mais de 120 países de apoio a pequenos projetos de base comunitária, o PPP-ECOS, com foco inicial no Cerrado. A partir de 2013, expandiu suas atividades para os biomas Amazônia e Caatinga. Atualmente, suas iniciativas e diálogos políticos geram impactos em todo o território nacional, alinhados aos debates globais.
Esse trabalho acontece pela valorização dos saberes, práticas locais e organizações comunitárias, além do apoio à inclusão socioprodutiva e à proteção dos direitos das populações rurais. A organização busca democratizar o acesso a recursos para projetos comunitários alinhados aos objetivos globais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e incentivar a participação social em políticas públicas relevantes para a sociedade e o meio ambiente.
O ISBN se dedica ainda a fortalecer a relação entre pesquisadores e comunidades, visando qualificar e promover a troca e geração de conhecimentos que contribuam para a consolidação de uma perspectiva ecossocial no desenvolvimento global.
Quem é confluente apoia automaticamente o ISPN: com uma doação anual, seu dinheiro chega nas causas mais importantes – e você pode acompanhar tudo bem de perto.