No fim de 2023, fizemos aos nossos doadores a seguinte pergunta: que causas você acredita que deveriam ser o foco do Confluentes em 2024? As respostas foram: combate à desigualdade social, equidade racial e preservação do meio ambiente. A partir daí, nosso conselho selecionou um novo conjunto de ONGs comprometidas e inovadoras para apoiarmos.
Vamos apresentar a primeira delas: Fundo FICA e Fundo FUA, que atuam no combate à desigualdade social!
O Fundo FICA é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 2015 para viabilizar o aluguel para famílias de baixa renda no centro de São Paulo. Para isso, adquire e gere imóveis em São Paulo, com o objetivo de viabilizar o aluguel justo para famílias de baixa renda. Sua atuação se apoia em três eixos principais.
O primeiro é o desenvolvimento de modelos de acesso e gestão da propriedade, bem fundamentados em estudos jurídicos, financeiros e urbanos, colocando em prática o conhecimento científico. O FICA, dessa forma, fortalece os “modos de fazer” uma moradia social replicável.
O segundo eixo é a aplicação e operação dos modelos desenvolvidos, exercitando uma cultura de aprendizado a partir das experiências nos imóveis do FICA. Eles compram e gerem imóveis por doações, investimentos sociais, comodato ou locação e sublocação, acompanhando os moradores e apoiando-os conforme suas necessidades individuais.
Já o terceiro é a disseminação e compartilhamento aberto dos aprendizados e tecnologias com outros grupos da sociedade civil e com o setor público, contribuindo com políticas públicas e fortalecendo o ecossistema de moradia social.
Atualmente, o FICA faz a gestão de 10 imóveis, totalizando 31 unidades habitacionais, retirando 879 m² do mercado especulativo e abrigando 91 pessoas. A iniciativas faz parte do guarda-chuva institucional da Associação Pela Propriedade Comunitária, gerida por uma diretoria trienal, eleita em assembleia pelos associados. Em apoio a decisões estratégicas, consolidou-se também um Conselho Consultivo Internacional, com profissionais multidisciplinares que atuam em outros países. Desde 2020, o FICA conta com uma equipe executiva.
O FICA inclui também o FUA – Fundo Agroecológico, que adquire propriedades rurais e garante seu uso, destinando a terra para quem sabe produzir. Esse modelo de salvaguarda da terra é benéfico para a sociedade, os agricultores e o planeta, evitando abusos e desvios de finalidade por forças de mercado, heranças e sucessões.
No Brasil, metade da área produtiva é ocupada por apenas 1% dos proprietários rurais, enquanto apenas 2,3% dos agricultores são pequenos produtores. Ou seja, há muita terra para poucos. O FUA acredita que é hora de repensar os modelos vigentes de uso da terra, garantindo sua preservação em termos de solo, água e diversidade, ao mesmo tempo em que gera trabalho e renda, hoje e no futuro. Dessa forma, garante condições de trabalho justas para pequenos agricultores, fornecendo terra, água e alimentos sem veneno para a sociedade, hoje e no futuro, considerando todo o ciclo da cadeia, do solo ao consumo.